Baseados em que o crescimento humano favorece a pessoa a cuidar de si mesma e tornar-se autônomo, entendemos que a educação está relacionada com o crescimento e a solidez da estrutura da personalidade ligada á vários fatores, tais como: afeto, ética, limites, socialização e espiritualidade.
Hoje devido ao fácil acesso ás drogas, desestruturações familiares, faltas de perspectivas para o crescimento social, insuficiência de empreendimentos educacionais e a crise da instituição escolar, nossas crianças e jovens encontram-se vulneráveis á marginalização. Acreditamos que as instituições, família e escola, tão importantes e alteradas em suas estruturas nos últimos tempos, precisam resgatar seus valores básicos, motivo pelo qual escolhemos como acostamento do desenvolvimento deste projeto. Com fundamento em resultados de pesquisas feitas em São Paulo, concluímos que temos um alto índice de violência e envolvimento com drogas das crianças e adolescentes, principalmente nas regiões em que há grande concentração populacional.
OBJETIVO GERAL
Estimular as crianças os (as) jovens e adolescentes, através de esportes, cultura e lazer, através de dinâmicas em grupo e abordagem de temas diversos a adquirirem capacidade de estabelecer relações com outras pessoas e interagindo com a comunidade em que vive, além de argumentar, propor mudanças, permitir o desenvolvimento da autoestima e o respeito a si próprio e aos outros, perceber-se com parte integrante do universo e como indivíduo, formando sua identidade no papel de cidadão, consciente e de seus deveres e obrigações na sociedade.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Sensibilizar os diversos agentes para o cumprimento do seu papel social segundo os conceitos de ética, responsabilidade social e cidadania.
Refletir sobre os temas transversais como: Planejamento familiar, orientação sexual, DST/AIDS, valorização, promoção da cidadania e empregabilidade por meio de softwares educativos.
Atender as crianças, jovens e adolescentes carentes ou em risco social; abordar e esclarecer conceitos sobre dinâmica familiar, processo de emancipação, grupo de amigos, sexualidade e envolvimento com as drogas; desenvolver junto aos pais, conceitos sobre valores morais, éticos e familiares.
CONTEÚDO | ATIVIDADE / METODOLOGIA |
Passeios Culturais | Leitura, produção e Interpretação de textos:
Narrativos descritivos e dissertativos; |
Esporte e Lazer | Texto e Contexto: A linguagem adaptada no
Tempo, no espaço e na situação; |
Comunicação | Situações problemas envolvendo as quatro
Operações; |
Artesanatos e Trabalhos Manuais | Pintura, Recorte e Colagem; |
Expressão Artística; | Aulas expositivas dialogadas / Dramatizadas; |
Língua Portuguesa e Inglês | Entrevista, debates e palestras; |
Informática | Dinâmica e Trabalhos em grupos; |
Cidadania | Pesquisas, relatórios; |
O jovem no mundo de hoje | Passeios, visitas e excursões; |
Expansão do universo cultural | Painel aberto, workshop. |